Para aprender um novo idioma, você deve colocar os estudos na sua rotina diária. Mas existem algumas dicas que podem acelerar sua jornada.
1. Mantenha uma rotina estudos:
Uma rotina bem definida é o hábito em comum que os estudantes que atingem bons resultados têm. Eles sabem que para obterem bons resultados, é necessário organização e consistência.
Uma ótima sugestão é você escolher um horário específico, seja pela manhã, tarde ou noite, qual for melhor para você e procure manter uma rotina de estudos neste tempo. Autodisciplina é o termo chave para um a obtenção de excelentes resultados. Feito isso, em algumas semanas você já estará colhendo os frutos da sua dedicação aos estudos.
2. Faça bom uso do tempo livre:
A maioria dos poliglotas são pessoas comuns, porém, determinadas. É preciso entender que os estudos de línguas não precisa ser uma tarefa árdua, feita em tempo integral, é possível aprender de forma divertida, conciliando várias áreas do saber. Mas como encaixar a prática de estudo de vários idiomas em suas programações diárias?
A resposta é que, provavelmente, você tem mais tempo livre do que pensa. Se você se desloca para o trabalho no transporte público, por exemplo. Ou enquanto você está esperando a água ferver para um jantar de macarrão. Todas essas são ótimas oportunidades para uma rápida sessão de revisão. Mesmo que seja apenas cinco ou dez minutos, á longo prazo podem ser muito mais benéficas do que você imagina. Outra coisa, se você está realmente motivado para aprender um novo idioma, não deve ficar horas gastando tempo nas redes sociais, apesar delas ser uma ótima fonte de recursos para aprendizado. Em vez disso, você passará algum tempo aprendendo alguns novos “flashcards” ou assistindo vídeos no idioma que deseja aprender, como entrevistas, por exemplo. Você ficará surpreso com o quanto essas pequenas readaptações irão ajudá-lo a progredir.
3. Revisão:
A revisão é importante devido à maneira como nosso cérebro funciona e armazena informações. Pense nisso desta maneira, se alguém lhe deu o número do telefone uma vez e você o armazenou no telefone, quais são as chances de você se lembrar dele um ano depois, mesmo que ligue todos os dias? Mas e se eles lhe dessem o número de telefone e, em vez de colocá-lo na memória do telefone, você o anotasse e realmente ligasse todos os dias? Ao final do ano, você não apenas terá o número memorizado, mas provavelmente se lembrará dele para o resto de sua vida!
O mesmo ocorre com a linguagem. Você pode estar familiarizado com o ditado "Use-o ou perca-o". Se não colocarmos o que aprendemos em prática por meio da revisão, não reteremos muito. WOLO English usa o Spaced Repetition System (SRS) para lembrá-lo de revisar seus flashcards em intervalos ideais.
4. Não tenha medo de cometer erros:
Alunos bem-sucedidos sabem que cometer erros não é sinônimo de fracasso. Na verdade, é parte integrante do processo de aprendizagem. É por isso que os poliglotas têm o hábito de correr riscos. Por exemplo, durante uma viagem, teste suas novas habilidades no idioma, perguntando a alguém na rua as direções, em vez de perguntar ao Google. Durante uma conversa, em vez de usar uma estrutura de frase simples que você domina, tente transformar seus pensamentos em uma nova estrutura complexa que você está tentando aprender.
Ao adquirir o hábito de se forçar a assumir riscos como esse, você se sentirá mais confortável ao sair de sua zona de conforto. À medida que sua disposição para assumir riscos se desenvolve, o mesmo ocorre com suas habilidades com o idioma.
5. Definir metas alcançáveis:
Outro hábito que lhe trará bons resultados é definir metas alcançáveis. É ótimo ter como objetivo a fluência plena, mas se esse for o único objetivo em mente, perderá rapidamente a motivação. É importante sempre lembrar o porquê de estar estudando aquilo. A fluência não se desenvolve da noite para o dia, por isso, é importante definir metas alcançáveis ao longo do caminho. Seus objetivos SMART podem ser tão simples quanto aprender cinco palavras novas a cada sessão de revisão ou ler um artigo de notícias em seu idioma de destino todos os dias. Mantenha uma lista de seus objetivos à mão para que você seja lembrado deles com frequência. Por exemplo, faça um post-it para colocar na mesa ou na geladeira.
6. Observe e mergulhe:
O hábito de observar e mergulhar na cultura do idioma é sem dúvida a maior e melhor dica que você deve seguir. A observação é um fator muito importante, se limitar a estudar somente em livros pode ser prejudicial.
Mesmo se você não possa viajar para o destino desejado, não tem problema. Hoje, a internet está aí para te ajudar, você pode mergulhar em livros, filmes, séries de TV, música, jornais e também procurar conversar com pessoas nativas, por exemplo, via Skype, os recursos são infinitos! Use a criatividade!
7. Seja um aluno Wolo English:
Te ajuda organizar seu tempo e escolher o material correto para alcançar seus objetivos.
Oferece uma variedade de materiais de estudo: áudios, vídeos, atividades, testes e textos.
Atividades de correção automática e feedback rápido nas atividades que precisam ser corrigidas pelo tutor.
Comentários